
Para aqueles que pensam em começar a empreender, quase sempre existe aquela dúvida sobre qual o melhor caminho a ser tomado: iniciar o seu próprio negócio ou aderir ao modelo de franquia?
A verdade é que não existe uma resposta certa, pois independentemente do caminho escolhido, abrir um negócio conta tanto com vantagens quanto com desafios. O segredo para um bom empreendimento está na escolha do modelo mais adequado às suas expectativas e ao seu perfil empreendedor.
Se você prefere um modelo de negócio com uma estratégia sólida e com um modelo bem aceito no mercado, a franquia é o melhor cenário para você. Mas, caso seu perfil seja o de um empreendedor dinâmico, que gosta de experimentar com seus processos e produtos, certamente a melhor opção é iniciar o seu negócio de forma independente.
Seja qual for sua escolha é preciso realizar uma pesquisa de mercado para analisar e entender melhor o cenário comercial em que você vai investir. Em ambos os casos os riscos são inerentes, por isso vamos conhecer agora algumas das vantagens e desafios dos modelos de negócio próprio e franquia:
Vantagens do Universo de Franquia
- Marca consolidada no mercado;
- Conceito de negócio já testado;
- Troca de experiências;
- Economia de escala;
- Métodos profissionais de gestão;
- Suporte constante e treinamento;
- Oferece produtos e serviços já desenvolvidos e com boa aceitação de mercado, testados e implantados no mercado;
- Auxílio na captação de clientes;
- Suporte em marketing e peças de design.
Desafios
- Regras operacionais pré estabelecidas;
- Atuação em rede;
- Obrigações contratuais restritivas;
- Relacionamento com a franqueadora.
Vantagens do Universo do Negócio Independente
- Maior flexibilidade em processos;
- Facilidade em inovação criativa;
- Liberdade na escolha de fornecedores e produtos;
- Maior autonomia no estabelecimento de regras;
- Identidade própria.
Desafios
- Falta de suporte;
- Aceitabilidade do público com o produto ou serviço;
- Complexidade da pesquisa de mercado;
- Despesas maiores;
- Se destacar no mercado;
- Empecilhos para levantar fundos;
- Requer networking para criar produtos ou serviços e desenvolver, testar e implantar no mercado;
- É necessário perder tempo e recurso testando marcas para a aceitação do mercado.
Outro ponto a ser levado em consideração é a taxa de mortalidade do negócio. De acordo com o Sebrae, em 2016, 23% das pequenas empresas fecharam com até dois anos de operação. Enquanto isso, no campo de franchising o mesmo indicador cai para 5%. Se compararmos os índices com empresas de até 5 anos, a diferença é ainda mais assustadora.
Essa diferença existe porque nas franquias o negócio já foi testado por outro profissional: o franqueador.
A DRYJET tem mais de 12 anos de experiência no mercado, logo todo o risco inicial, estudos e testes de mercado já foram feitos, absorvidos e aprimorados. Tudo para que nossos franqueados possam investir com segurança no ramo da estética automotiva e ter uma trajetória de sucesso.
Importante: fazer parte de uma rede de franquias requer disciplina para seguir os padrões e regras assumidas no contrato. Caso isso esteja fora do seu perfil, evite entrar para uma rede. Sendo assim, antes de tomar qualquer decisão, se atente a entender os dois universos e quais são as vantagens e desafios de cada um.